domingo, 7 de março de 2010

ORGANIZAÇÃO DO CORPO DE VOLUNTARIADO



Funcionamento do Corpo de Voluntariado da Liga dos Amigos do

Hospital de São Bernardo

O Corpo de Voluntariado existe desde 1987, mas só a partir de 1992 foi integrado na Liga de Amigos do Hospital de São Bernardo.

Foi nesta altura que Maria Eugénia Palmela Canito foi indigitada para Coordenadora deste grande grupo de voluntários.

São já 18 anos de grande responsabilidade ao serviço do Corpo de Voluntariado. É à organização, dinamização, dedicação, entrega e trabalho constante desta coordenadora, que se deve o bom funcionamento de todos os serviços, (neste momento vinte e dois) para que o doente e seus familiares se sintam envolvidos numa atmosfera de atenção, compreensão, amor e solidariedade. O seu exemplo é, por si só, um grande incentivo para todos os voluntários.

O Voluntariado precisa de voluntários. Um corpo de voluntariado eficaz necessita de organização planeamento, capacidade de realização e liderança. A liderança exerce-se com humildade, responsabilidade e participação. Os responsáveis são os líderes de cada grupo de serviço. Os grupos de serviço são a força e acção do voluntariado” ( Coordenadora Mª Eugénia, in Livro do Voluntariado 2009)

É imbuída desta Força, que a Coordenadora lidera este grande grupo que é o Corpo de Voluntariado

À coordenadora, Maria Eugénia Canito, compete garantir a organização e bom funcionamento do Corpo de Voluntariado.

A assessoria é composta por voluntários que, para além do trabalho junto do doente colaboram, também, directamente com a coordenadora.

Em cada um dos vinte e dois serviços há um grupo de voluntários efectivos e estagiários que dependem hierarquicamente de um responsável eleito anualmente pelos voluntários desse serviço. Este, por sua vez, designa um vice - responsável seu substituto. A Estes responsáveis e vice responsáveis, que dependem da coordenadora, compete-lhes garantir o bom funcionamento da sua equipa, resolver situações pontuais e reunir periodicamente com o seu grupo. Têm ainda este líderes eleitos, a obrigatoriedade de reunir mensalmente com a coordenadora para fazer a avaliação do trabalho do mês e definir tarefas para o mês seguinte.

Estas reuniões mensais realizam-se, sempre, na última quarta feira de cada mês, pelas 15h, no Hospital de São Bernardo.