segunda-feira, 29 de março de 2010



domingo, 28 de março de 2010

sexta-feira, 19 de março de 2010

19 de Março, Dia do Pai

Dia do Pai

Os Voluntários do Serviço "Uma Prenda e um Sorriso" assinalam este dia com a oferta de um postal, a todos os pais que se encontram neste dia no Hospital de São Bernardo.

quinta-feira, 11 de março de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA DA MULHER



"Aprendi com as Primaveras a me deixar cortar para poder voltar sempre inteira"

Cecília Meireles(poetisa)

Logo pela manhã, às mãos solidárias das voluntárias, juntaram-se outras, de boa vontade e experientes de uma profissional, e o cesto colorido de flores ficou lindo e preparado para percorrer todos os serviços do HSB assinalando o dia, com a oferta de uma flor a todas as doentes daquela unidade hospitalar.

domingo, 7 de março de 2010

ORGANIZAÇÃO DO CORPO DE VOLUNTARIADO



Funcionamento do Corpo de Voluntariado da Liga dos Amigos do

Hospital de São Bernardo

O Corpo de Voluntariado existe desde 1987, mas só a partir de 1992 foi integrado na Liga de Amigos do Hospital de São Bernardo.

Foi nesta altura que Maria Eugénia Palmela Canito foi indigitada para Coordenadora deste grande grupo de voluntários.

São já 18 anos de grande responsabilidade ao serviço do Corpo de Voluntariado. É à organização, dinamização, dedicação, entrega e trabalho constante desta coordenadora, que se deve o bom funcionamento de todos os serviços, (neste momento vinte e dois) para que o doente e seus familiares se sintam envolvidos numa atmosfera de atenção, compreensão, amor e solidariedade. O seu exemplo é, por si só, um grande incentivo para todos os voluntários.

O Voluntariado precisa de voluntários. Um corpo de voluntariado eficaz necessita de organização planeamento, capacidade de realização e liderança. A liderança exerce-se com humildade, responsabilidade e participação. Os responsáveis são os líderes de cada grupo de serviço. Os grupos de serviço são a força e acção do voluntariado” ( Coordenadora Mª Eugénia, in Livro do Voluntariado 2009)

É imbuída desta Força, que a Coordenadora lidera este grande grupo que é o Corpo de Voluntariado

À coordenadora, Maria Eugénia Canito, compete garantir a organização e bom funcionamento do Corpo de Voluntariado.

A assessoria é composta por voluntários que, para além do trabalho junto do doente colaboram, também, directamente com a coordenadora.

Em cada um dos vinte e dois serviços há um grupo de voluntários efectivos e estagiários que dependem hierarquicamente de um responsável eleito anualmente pelos voluntários desse serviço. Este, por sua vez, designa um vice - responsável seu substituto. A Estes responsáveis e vice responsáveis, que dependem da coordenadora, compete-lhes garantir o bom funcionamento da sua equipa, resolver situações pontuais e reunir periodicamente com o seu grupo. Têm ainda este líderes eleitos, a obrigatoriedade de reunir mensalmente com a coordenadora para fazer a avaliação do trabalho do mês e definir tarefas para o mês seguinte.

Estas reuniões mensais realizam-se, sempre, na última quarta feira de cada mês, pelas 15h, no Hospital de São Bernardo.



sexta-feira, 5 de março de 2010

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO COMO FORMANDO





Certificado de participação, como formando, no curso de formação para novos voluntários.

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO COMO FORMADOR





Aos formadores do Curso de formação para novos voluntários é entregue um certificado.

Milú

(Uma amiga do Voluntariado)








Ao Voluntariado

Esperança é chama a ter sempre acesa

Hora a hora, dia a dia

Não nos deixemos vencer

Mesmo que surja tristeza

A dor ou melancolia

Lá estão para vos acolher

As fadas boas, as tais

As florinhas amarelas

Animosas, carinhosas

Que vos apoiam e guiam

Para o fundo nunca mais

Dão-mo ajuda e então

Venha um abraço e magia

A esperança lá está florindo

Bem fundo no coração

Em gratidão e alegria.

terça-feira, 2 de março de 2010

Mensageiro - Edição de Março.2010

Aqui está a Edição de Março.2010 de "O Mensageiro"!
Basta carregar nas imagens para consultar com maior detalhe


O Homem sonha e a Obra nasce “

( António Gedeão)


Foi assim que aconteceu com os “sonhos” que sonhou o nosso saudoso Padre Manuel Marques. Alguns, conseguiu-os realizar, com Deus a iluminar os seus pensamentos.


“ I Have a Dream” terá sido certamente o que o norteou, inspirado, porque não, pelo silêncio místico da Serra da Arrábida, propício ao recolhimento e à meditação, pois dela não se apartou, recolhido no Convento, em longas conversas com Deus e com a bela serra, também ela de Sebastião da Gama.


Em 1987, já como capelão do Hospital de São Bernardo, sonhou poder ocupar um lugar deixado em branco na Medicina, fruto das novas tecnologias, (que em boa hora têm surgido para o bem do doente) e pôde, com um grupo de sete senhoras,(visitadoras) que o então capelão conseguiu reunir, dar início à sua Obra.


Assim pôde a Humanização Hospitalar ser preenchida por este grupo de voluntários, jovens e menos jovens, que numa dádiva total se comprometeram a amar, falar, respeitar o silêncio, ouvir os doentes que se encontravam sós, fragilizados, receosos pelo dia que se seguiria, quer estivessem numa cama ou numa sala de espera.


Mais tarde empenhou-se em utilizar os meio audiovisuais, sempre para o bem do doente. Assim, através de sistemas sonoros ( colocados em todos os quartos e enfermarias), duas vezes por semana brindava os doentes com música popular portuguesa, anedotas e adivinhas. Era o “Cantinho do Doente” que proporcionava notícias dos e para os doentes e seus familiares, numa comunhão de espiritualidade, amor e piedade. Tudo foi feito a pensar no doente e na melhoria das suas condições, quer físicas, quer psicológicas.


Um grande abraço que inclui médicos, enfermeiros e outro pessoal que, de uma maneira ou de outra, diariamente envolvem esforços para erradicar doenças do corpo.


Mas o “sonho “ do Padre Marques não se esgotou; pouco depois imaginou a publicação de um Boletim interno que desse a conhecer as “Batas Amarelas” e a sua acção junto dos doentes.

Foi então que um grupo de pessoas de boa vontade levaram a bom termo mais esse “sonho” e hoje, passados que são 11 anos, desde a sua primeira tiragem, o Boletim mensal, também por sugestão do seu fundador, baptizou-se de Mensageiro, continua a circular gratuitamente pelos vários serviços Hospitalares e chega , também, a outros locais da cidade e até do país.


O “sonho” do nosso fundador contagiou os voluntários e, mais tarde, surgiu uma publicação anual gratuita, que já vai na 7ª edição, que divulga as acções decorridas durante o ano, de todos os que escolheram esta missão, promovendo e reconhecendo o seu trabalho, no sentido de encorajar e influenciar os leitores que se sintam vocacionados a tão gratificante desempenho.


E, o nosso fundador, lá, onde está, continua o seu “sonho” e foi através de “um sonho” que neste mês de Fevereiro, decorridos que são 3 anos após a sua partida, este Blog nasceu para dar continuidade à sua Obra.


Contamos com a colaboração de todos os voluntários, e não só, para que possamos divulgar o espírito de bem fazer que norteia esta comunidade e de continuar a enriquecer o espólio humano que dia a dia, semana a semana, ano após ano, cresce como uma onda, ela própria, Mensageira de Esperança e de Fé.

Neste momento o Corpo de Voluntariado da LAHSB conta com cerca de 200 voluntários, que dedicam parte do seu tempo, espontaneamente, cujo lema é :

Ser Voluntário é“Dar Sem Esperar Receber”


A Voluntária,

Sónia Maria Madeira Rodrigues

( excertos do livro anual do voluntariado 2003/2004

Este Blog foi possível graças à prestimosa colaboração de Luís Miguel Trindade.