

No dia 28 de Março um grupo de jovens com idades compreendidas entre 15 e 18 anos, residentes na Quinta do Conde e alunos do último volume da catequese, em preparação para o crisma fizeram uma visita ao Hospital de São Bernardo, com o intuito de desejar as melhoras aos doentes e distribuir postais com uma mensagem escrita de Feliz Páscoa. Acompanhava-os o capelão do Hospital, padre João Rosa.
Como eu me encontrava de serviço, nesse dia na urgência, a coordenadora do Corpo de Voluntariado pediu-me que me juntasse ao grupo, fi-lo com todo prazer.
À entrada do Hospital o padre João fez uma breve historial acerca do surgimento e evolução do Hospital.
Mais tarde, no serviço religioso continuou a sua explanação acerca do hospital, explicou a origem do nome e a razão porque na capela se encontra uma imagem de São Bernardo e falou também da sua actividade como capelão.
Seguiu-se uma visita à enfermaria de medicina, com a autorização da enfermeira responsável, que se prontificou, com muita simpatia, não só para nos conduzir, mas também para responder às questões colocadas pelos jovens, sensibilizados com a situação dos doentes.
O internamento de Especialidades Médicas foi a visita que se seguiu onde, também aí, fomos acolhidos e guiados pela enfermeira responsável, igualmente colaborante, respondendo às questões enquanto os jovens se iam apercebendo da realidade e situações de doença diferente dos visitados anteriormente.
Seguiu-se então a visita à Urgência Pediátrica onde mais uma vez a enfermeira responsável foi inexcedível no acompanhamento, mostrando todas as salas e qual o seu funcionamento. Felizmente, nesse dia, havia poucos doentes.
Passámos então à Urgência Geral, com autorização da Dr.ª Isabel Gonçalves e, dado o tipo de serviço e a especificidade dos doentes, foi uma visita muito rápida tendo sido eu própria a dar uma breve explicação, dentro dos meus pequenos e autorizados conhecimentos.
Por último falei-lhes do nosso Corpo de Voluntariado da sua fundação, do seu fundador o nosso saudoso padre Manuel Marques, o quanto foi importante e a sua “presença” constante em todas as nossas acções. Falei da organização do nosso Corpo de Voluntariado pela qual a nossa coordenadora é responsável, dos serviços com os quais colaboramos e quanto é gratificante para nós voluntários .
Ofereci a cada um dos jovens a última publicação do nosso Mensageiro mensal.
Agradeço aos profissionais aqui referidos a atenção e disponibilidade que permitiu o sucesso desta visita e que fez com que o grupo de jovens tivesse saído daqui com sentido de objectivo concretizado.
Cecília Paulino
Vice Responsável pelo serviço SO e voluntária no serviço Urgência Geral